Recursos

Callbacks


Callbacks, que talvez você conheça como webhooks, ou triggers, etc., são requisições feitas para outra aplicação através do Lesense conforme configuração definida na seção de "Callbacks".

A configuração de um Callback é formada por 3 items:

O Endpoint a ser configurado deve ser uma URL válida para onde o Lesense consiga enviar uma requisição HTTP ou HTTPS. Caso não possua uma aplicação disponível sugerimos a ferramenta http://requestb.in/ que provê uma URL temporária para receber as requisições e que você pode acompanhar através de uma interface simples. Basta acessar o http://requestb.in/ e selecionar a opção Create a RequestBin. Basta então copiar a URL informada no campo Endpoint(URL).

Para vincular equipamentos ao callback basta selecionar o botão , selecionar os equipamentos que deseja vincular e confirmar em

Cada usuário pode criar até 4 callbacks com equipamentos e endpoints diferentes.

A mensagem será enviada no formato JSON como abaixo:

  [
    {
        "model": MODELO_DO_EQUIPAMENTO(String),
        "timestamp": TIMESTAMP_DE_AQUISIÇÃO(Integer),
        "value": VALOR_DO_DADO(Float),
        "version": VERSÃO_DA_COMUNICAÇÃO(String),
        "type": TIPO_DE_DADO(String),
        "serial": SERIAL_DO_EQUIPAMENTO(String),
        "sensor": PORTA_DO_SENSOR(Integer),
        "id": ID_UNICO_DE_AQUISIÇÃO(UUID4)
    }, ...
]
  

Exemplo:

  [
    {
        "model":"LS3-A1",
        "timestamp":1530152486,
        "value":2.007,
        "version":"1.0",
        "type":"Voltage",
        "serial":"1710240005",
        "sensor":0,
        "id":"e6cd1b33-c471-410d-a478-7038700708c7"
    },
    {
        "model":"LS3-A1",
        "timestamp":1530163471,
        "value":80,
        "version":"1.0",
        "type":"Humidity",
        "serial":"1710240005",
        "sensor":1,
        "id":"c0f3affd-3723-4f6c-bc6e-3432ca05e338"
    }, ...
]
  

Funcionamento:

  1. Sempre que houver entrada de dados de sensores vinculados a um callback ativo, haverá um redirecionamento do dado para a URL fornecida.

  2. O número máximo de elementos no array é de 100 dados.

  3. Para ativar ou desativar um callback basta clicar nos ícones e , para cada função respectivamente. Quando desativado, o callback não redireciona os dados. Mesmo desativado, os dados são salvos para envio posterior e serão enviados assim que o callback for reativado pelo método citado acima. Caso não seja necessário salvar as entradas para o envio posterior, sugerimos deletar o callback e recriar assim que necessário.

  4. O Lesense tenta novamente o envio dos dados caso a URL de destino não responda corretamente da primeira vez, isto é, o código de retorno seja diferente de 200. As tentativas se darão em:

    Tentativa Tempo para execução
    1 Imediato
    2 60 Segundos
    3 60 Segundos
    4 60 Segundos
    5 1 Hora
    6 1 Hora
    7 1 Hora
    8 1 Hora
    9 1 Hora
    10 1 Hora
    11 1 Hora
    12 1 Hora

Após a última tentativa(12), o callback é desativado automaticamente. É possível reativá-lo conforme item 2. desta seção. Assim que reativado, serão reenviados os dados que foram recebidos enquanto o callback estava desativado

Tags


As tags são uma forma de adicionar informações especializadas as inserções no Lesense, para consulta posterior. Elas são armazenadas em cada entrada de dados dos sensores e podem ser consultadas através da API.

As tags configuradas são armazenadas em cada inserção do equipamento no Lesense. Uma vez alterada, apenas os novos registros serão armazenados com as novas tags e os dados históricos não são alterados.